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Ensino superior e universidade - resenha

ENSINO SUPERIOR E UNIVERSIDADE NO BRASIL Luiz Antonio Cunha In: 500 anos de educação no Brasil. Lopes, E.M.T. (Org.), Autêntica, BH, 2000 Pedro Moreira Nt O Professor Luiz Antônio Cunha nesse capítulo estabelece o panorama histórico das desigualdades da universidade brasileira. Entre as de menor número públicas e as demais privadas considera que as desigualdades se estabelecem no âmbito histórico das políticas de Portugal a suas colônias. Emquanto Espanha promovia a Universidade no séc. XVI, o Brasil só teve a oportunidade de estabelecer o ensino superior com a vinda de D. João no início do séc. XIX e ainda assim, por uma estratégia de emergência com a invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas. Essa configuração de uma Universidade que não se funda se mantém pós-independência apesar de que no “... período imperial (18222-1889), o ensino superior ganhou mais densidade.” (CUNHA, p.155, 2000). Com o advento da república, a liberdade de ensino recebeu apoio de difer

Ouvidoria Universitária: Novidade e Consumo

RESUMO O ressurgimento das Ouvidorias Universitárias na contemporaneidade relaciona-se com a ampla e determinante prática dos sujeitos em um espaço de dissolução da identidade. No contexto do chamado processo de globalização, percebe-se que não há uma fixidez e localização da formação acadêmica devido a mudanças rápidas de um mercado que se movimenta através dos novos meios tecnológicos que não perduram além de sua validade técnica, obrigando os sujeitos a buscarem respostas às suas expectativas de futuro em relação à Universidade e à sua formação. As ouvidorias, após regime ditatorial ressurgem como espaço de discussão da realidade contemporânea na manifestação dos públicos em que se relacionam bens e serviços ofertados no mercado capitalista. Devido à necessidade de fomentação desse mesmo mercado instável e variante, que busca cooptar os sujeitos ao consumo e ao tempo de reproduzir com novos paradigmas tecnológicos a sua produção, a Universidade se obriga a participar de um novo con

Preparação técnica - Severino - RESENHA

SEVERINO, A. J. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In:SERBINO, R. V. et al. (Org) Formação de professores.São Paulo: Editora UNESP, 1998. Pedro Moreira Nt* Professor Antonio Joaquim Severino realiza nesse texto, uma  abordagem crítica a respeito da formação profissional do professor. A partir de um momento histórico surge a personificação do professor, o ensino que era um processo interativo e não-formal torna-se parte de um programa institucionalizante. A ambigüidade compreendida por Severino (1998) nessa formalização se dá no fato de que o conhecimento não é durável, aos poucos, aquele saber “(...) vai se dando impregnada de transitividade.” (SEVERINO, p.72, 1998) e coloca o professor numa situação de revisão diária de seu saber para buscar, e nem sempre consegue, “(...) envolver em si a nova exigência, a da intencionalidade que deve marcar os novos modos de interação (...)” (SEVERINO, p.72, 1998) O assunto tratado no texto se dá pela p