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Coletivo: A vida sem autor

E por mentira, a nova linguística que tenta pôr as peças para formar a crença, como advogada, juíza da explicação, da justificativa se enforca para perder de vez a ciência, posso ver verdades, elas que me escapam das mãos quando as limpo, e o anel de doutor rola para o pinico de onde veio. A aliança está salva, e a vergonha vomitada. Ponho a capa de gente e saio na umidade suja do comum. É uma questão de entranhas, de estômago abarrotado, de halitose.  O meu cachorro fugiu para latir contra roupas de marca. O cheiro de cloro impregna os usuais panos da cozinha. O varal deita-se no gramado. A janela da lavanderia está aberta para receber as traças. Canil fechado, dentro um vulto. O presidente de algum tribunal internacional dorme. Há um lenço empapado na janela depois da despedida. Vizinhos fazem abaixo assinado contra a escola pública. No último volume está o rádio que canta a mesma canção de ontem. Um prego soa torto no ar como se fosse um esforço. Os certos levam consigo, n

Androcentrismo en las políticas educacionales a través de la maestra La diversidad sexual y las premisas sociopolíticas en Latinoamérica

EDUCACIÓN Y NACIONALISMO  Androcentrismo en las políticas educacionales a través de la maestra La diversidad sexual y las premisas sociopolíticas en Latinoamérica Pedro Moreira Nt* Estudio presentado en UNLP  RESUMEN La intención del recorrido teórico en esto artículo tiene sustancialmente la dimensión de posibilitar respuestas de la pregunta focal: porque las políticas de enseñanza primaria se procesaran a través de la feminización del aparato educativo. La discusión de género relacionadas a la histórica educacional y de la diversidad sexual surge como necesidad también de entender el nacionalismo de antaño y la modernidad adelantada en el contemporáneo correspondiente a la movilización del capital. Las respuestas se hicieran frente a la complejidad en dos ejes temático: Primer, la visión utilitaria de la mujer como productora de hombres para el trabajo, consiguiente a la mujer como madre y en al mismo maestra, como representación de la familia heterosexu

Ensino superior e universidade - resenha

ENSINO SUPERIOR E UNIVERSIDADE NO BRASIL Luiz Antonio Cunha In: 500 anos de educação no Brasil. Lopes, E.M.T. (Org.), Autêntica, BH, 2000 Pedro Moreira Nt O Professor Luiz Antônio Cunha nesse capítulo estabelece o panorama histórico das desigualdades da universidade brasileira. Entre as de menor número públicas e as demais privadas considera que as desigualdades se estabelecem no âmbito histórico das políticas de Portugal a suas colônias. Emquanto Espanha promovia a Universidade no séc. XVI, o Brasil só teve a oportunidade de estabelecer o ensino superior com a vinda de D. João no início do séc. XIX e ainda assim, por uma estratégia de emergência com a invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas. Essa configuração de uma Universidade que não se funda se mantém pós-independência apesar de que no “... período imperial (18222-1889), o ensino superior ganhou mais densidade.” (CUNHA, p.155, 2000). Com o advento da república, a liberdade de ensino recebeu apoio de difer