Skip to main content

Talento

Talento

PMNT


Você é talentoso, sempre foi. Talvez os adultos de seu tempo não tenham percebido, ou calaram porque tiveram medo de que tudo aquilo que mostrava não pudessem controlar. Preferiram esconder o seu talento porque acreditavam que sofreria no futuro. Era um jeito que os pais tiveram de construir proteção. Se desenhava muito bem diriam: isso não dá profissão! Vai ver que disseram: Pare agora com isso e vá estudar! Um mundo de diversão não caberia no esforço, na dura faina do trabalho. Confundia-se isso com a escola, e entendiam que estudar devia ser difícil, que era para poucos.

Isso é estranho frente até mesmo ao significado original de escola, que do grego significa lugar da alegria. Parece que é fora de questão, todos sabemos que a escola é o lugar do sofrimento, de que há nela pessoas a oferecer a nossos filhos conhecimentos que devem ser aprendidos com muita dificuldade, que deve ser exigente, limitadora e cheia de tarefas para casa. E dizem: Quanto mais tarefa, melhor!

Vivemos em mundo de competição de comparação entre o que chamam de fracos e de fortes, dos que possuem e os despossuídos, entre os que trabalham horas sem fim e os que pouco trabalham, entre os que se dedicam ter e aos que buscam ser, e ainda aos que buscam as duas coisas ao mesmo tempo. Sacríficio, de fato, um ofício sagrado representa escolhas, e ter a capacidade de escolhas é fundamental, e para saber escolher deve-se simultaneamente deixar de lado muitas coisas na vida.

Em geral os pais escolhem para os filhos o que acreditam lhes sejam melhor. É possível que, contrariamente a esse jeito de educar os filhos, pudessem os pais ajudá-los a escolher. Pensemos na escolha como decisão, de promover um corte entre o que se vai fazer e o que não se vai fazer. Um exemplo é oferecer a oportunidade de decisão da criança sobre o brinquedo, a diversão, o jogo, a demonstração de seu talento.

Desde muito cedo a ampla plasticidade criativa se apresenta na criança. Não há uma idade específica, final que demonstre o momento certo da manifestação do talento. O apoio ao talento é maravilhoso se concebermos a dimensão de um bem estar que se pode dar à criança. Mas, o adulto, tantas vezes insensível ao que acontece a seu lado e tão capaz de sofrer por assuntos menores não percebe quanto a sua participação no desenvolvimento da criança têm importância, e o quanto ela aguarda ser reconhecida. Um verdadeiro apoio é simples, pacífico, amoroso e sem exageros, sem gritos e aquelas pompas já conhecidas. Mas para isso, para que os pais saibam com quem estão lidando, e posam realmente ajudá-las a decidir, a escolher, podem perceber a dinâmica do processo criativo.

É muito comum a criança lendo e alguém lhe dizer:

- Por que não vai brincar?

Ler livros para as crianças é lhes dar a oportunidade única da voz fraterna, daqueles que a amam a interpretar histórias. Para a criança a leitura se lhe produz única, sua, interna. Penso nisso freqüentemente quando quero produzir uma história infantil: onde estarão os pais nas leituras? 

O talento se desenvolve para a formação artística como algo que parece dizer que é evidente, que realmente pertence à criança, não precisando de mais nada senão do apoio afetivo, e claro, de oferecer à criança um aprendizado maior. Todos podem desenvolver talentos desde que tenham o incentivo. Alguns pais confundem isso como pagar uma escola especializada. Tudo bem isso ajuda, e é importante, mas não é só isso. A atenção é a base, o mais necessário. Acompanhar com paciência e não com exigência, estabelecer uma conexão que diga: estou com você!

Popular posts from this blog

Na padaria: Tenha bons sonhos

Na padaria: Tenha bons sonhos Ouvi numa leitura que o Paulo Leminski era isso-aquilo um poeta de frases de efeito. Acho que é uma poesia bem-feita. É engraçado o desfeito. Poesia precisa ter defeito. Nietzsche fez poemas certinhos, Heidegger, poemas sobre a passagem da sua identidade pela Floresta Negra como um ralentado repórter de publicidade, bem bacana. “Curitiba, capital do freezer” sintetiza, para mim, o que o significado faz. Ele morre, e se transforma, pela janela da conjunção da palavra em um entendimento, que apenas o cultural social pode levar ao salto qualitativo e dar sentidos, resignificando o poema, (a anti-poesia), construindo metáforas. A publicidade se perde sem se perder, o publicitário é o poeta. E poetas não têm público-alvo, não atiram em ninguém, eles salvam toda a comunidade. Sinto pelos filósofos, mas o Polaco foi além. A poesia é um engano que somente, só mente, alcança o leitor, não os do jornalismo de favores de merchandising, nem da publicidade com ingresso...

A guerra guerreira

  É interessante. Os mais velhos dirigem os mais novos, o exemplo. Eles têm insígnias, carta de Honra ao Mérito, títulos e a proteção hierárquica dos cargos que ocupam, ou culpam. Dão aos iniciantes uma tecnologia e um curso técnico, normas, as regras a seguir, pacotinhos legais, aprendem digitação, usar uma ferramenta, explicam o alvo e como usar a arma. Fazem a guerra, mostram os motivos, reportam as justificativas e os levam. Aí eles cumprem tecnicamente o uso tecnológico, depois apontam para os já não-tão jovens que eles são os culpados. Ironia é sarcasmo, uma dupla conhecida na mídia, suavemente aponta pá eles: assassinos. E de fato - se fato existe -, os fatos dos corpos dilacerados, eles chegam à loucura sem saberem que antes, eram desde cedo loucos, e a loucura não pode, e nem tem como ser julgada. A guerra vence. Passa por cima da estupidez subserviente- sabendo que a guerra é de antemão, estúpida. Aí vemos eles passarem por aí, desarmados, também desamados e desalmados. L...

System of flexible folding

  The dictator enters his own country They sat on their knees and crawled to him They held flags in their hands and waved their national identity The same in the mud They smiled in uniform They accepted the glory of the lord The master who designates what they should read how and what to do A gentle and authoritarian man It is now that they have become the beings of the exchange relations at the operational level Takes this But anyone can claim, it is the democratic system